Energia Solar – Como funciona

Sistema fotovoltaico ou sistema solar

É o sistema que produz energia elétrica em corrente contínua (CC) através da captação dos raios solares por intermédio dos painéis solares. O inversor recebe esta energia (CC) e a converte em energia elétrica em corrente alternada (CA), que poderá ser consumida em sua residência, empresa ou propriedade rural.
O excedente de energia, que não for consumido será enviado à rede elétrica da concessionária local como créditos energéticos.
Além do baixo impacto ambiental sistemas fotovoltaicos oferecem diversas vantagens para a rede elétrica, como a redução de perdas em transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida no local de produção.

Principais tipos de sistemas fotovoltaicos

Existem dois tipos básicos de sistemas fotovoltaicos: Sistemas Isolados (Off-grid) e Sistemas Conectados à Rede (Grid-tie/On-grid).

Componentes usados no sistema fotovoltaico

Células Fotovoltaicas

Compostas por fatias cortadas (monocromáticas) ou prensadas (policromáticas) de silício e são responsáveis por converter a energia da luz do sol em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.

Células formadas por um único filete de silício. São mais eficientes na captação dos raios solares para a produção da energia fotovoltaica.

Células formadas por diversos cristais, que são fundidos e posteriormente solidificados direcionalmente. Sua eficiência na geração da energia fotovoltaica é menor que as de monocristalino.

Placa/módulo solar

É o coração de um sistema fotovoltaico. Composto por um conjunto de células de cilício, responsável por converter a luz do sol em energia elétrica, com vida útil padrão de 25 anos e resistente às mais adversas condições climáticas.

Composição

Os módulos fotovoltaicos são compostos por um conjunto de células fotovoltaicas associadas e encapsuladas com materiais que dão robustez mecânica, permitindo a entrada de luz, auxiliando no resfriamento e permitindo a associação de vários módulos e sua fixação em uma estrutura apropriada.

Inversor solar fotovoltaico

É o cérebro de um sistema fotovoltaico. Responsável por converter a corrente elétrica contínua (CC) gerada pelos painéis solares em corrente elétrica alternada (CA). Esta energia elétrica (CA) será consumida pelos aparelhos elétricos existentes nas casas, empresas e propriedades rurais

Como FUNCIONA a Energia Solar Fotovoltaica?

Captação de energia

Durante o dia, a luz solar que incide sobre os painéis é absorvida e convertida em energia elétrica em corrente contínua (CC);

Consumo de energia

O inversor capta a corrente contínua e a transforma em energia elétrica em corrente alternada (CA) que será consumida na sua casa, empresa ou propriedade rural.

Transformação de energia

A corrente alternada (CA) é então consumida na sua residência, empresa ou propriedade rural, gerando energia para os equipamentos elétricos existentes;

Excedente de energia

O excedente de energia elétrica gerada será injetada na rede de distribuição, gerando créditos que serão compensados na conta de energia e poderão ser utilizados em até 60 meses.

Período noturno

Quando não há mais geração de energia(por ex.: período noturno) ou quando consumo é maior que o gerado, utiliza-se a eletricidade fornecida pela distribuidora.

Como FUNCIONA a Energia Solar Fotovoltaica?

Economia de até 95% em sua conta de luz.

Um ótimo investimento com alto retorno.

Painéis solares com até 25 anos de vida útil.

Sua conta de luz imune à inflação energética e oscilações do mercado energético.

A valorização do seu imóvel é imediata.

Instale agora e parcele em até 60 meses.

Resumo do funcionamento

De manhã

Seu sistema começa a funcionar logo pela manhã, gerando assim energia elétrica de acordo com a intensidade da luz.

Durante o dia

Você está gerando boa parte do seu consumo e pode até gerar um excedente, criando assim créditos energéticos para consumir depois.

À noite

Caso tenha gerado créditos durante o dia, você os consome à noite possibilitando até zerar seu consumo de energia total.

Passo-a-passo para adquirir o seu sistema solar

01

Simule Seu Sistema Solar

Avaliação e análise de viabilidade técnica, financeira e do potencial de economia do seu sistema solar

02

Elaborando sua Proposta

Propostas 100% personalizadas para atender sua necessidade específica.

03

Negócio Fechado

Com a proposta em mãos, você irá fechar a solução completa, sem custos extras e com equipamentos e serviços de altíssima qualidade.

04

Documentação de Acesso à Rede

É solicitado o acesso do seu sistema solar junto à concessionária de energia.

05

Instalação do seu Sistema Solar

Será iniciada a instalação no local planejado e com garantia de qualidade.

06

Ativação na Distribuidora

A concessionária de energia trocará o seu medidor de energia, ativando o seu sistema solar.

07

Dinheiro no seu Bolso

Agora você pode desfrutar do seu sistema solar e monitorar sua economia em tempo real.